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Mostrando postagens de novembro 18, 2018

Relatório da aula: 23/11/2018

Na última sexta-feira, 23/11/2018, a professora Edilene passou um exercício referente ao uso dos porquês. Neste dia apenas observamos as duas turmas, a do 9º ano “B” estava menor e, por isso mais fácil de trabalhar, mas tudo correu bem! Mais um dia cumprido.

Pibidianos ansiosos

Na reunião da última quarta-feira (21/11/2018), voltamos ao Diagnóstico Etnográfico ( confiram o meu aqui ), com a leitura do levantamento da escola pela visão de todos e comentários finais dos coordenadores de área, Andréa e Luiz. Esse diagnóstico final foi enviado à coordenação geral do PIBID. Entre discussões sobre a experiência no projeto até agora, surgiram ideias para utilizar na sala de aula no próximo ano letivo! Adianto aqui meu grande entusiasmo, pois começaremos em 2019 a participar, de fato, da vida e formação dos alunos, visto que nos primeiros 6 meses ocupamos a função de observadores. Vejam só: adaptação de clássicos, quadrinhos, músicas, quizzes, oficinas de leitura, contação de histórias... São muitas possibilidades! Não vejo a hora de desenvolver e pôr em prática essas ideias.

Depois das férias

Depois de alguns dias de férias, voltamos às atividades! A reunião de quarta-feira (14/11/2018) foi iniciada com a discussão do filme “Um grito de liberdade”, longa-metragem que se desenvolve a partir do Apartheid e dos movimentos de consciência negra desencadeados por ele na África do Sul nos anos 70. No debate, notamos que o filme, lançado em 1987, é muito pertinente com a situação socio-política que vivemos atualmente e nos últimos anos. A análise das cenas e da sonografia nos ajudou a compreender o encontro com diferentes culturas, vislumbrando uma teia de significados dentro da perspectiva etnográfica de acordo com Geertz (1989). Dessa forma, a coordenadora Andréa introduziu os conceitos de Descrição Densa segundo Oliveira (2013), que faz uso da etnografia numa apreensão subjetiva do significado que os sujeitos dão às suas ações, ou seja, busca entender como o outro enxerga o mundo. Fazendo referência ao filme discutido, nós estamos no PIBID como o personagem branco Donald ...