Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 24, 2019

Ouvir e ser ouvida

Imagem
Nesta última quinta-feira, 28/2/2019, começamos a intervir na sala de aula com o intuito de ouvir os alunos, saber um pouquinho do que eles gostam e ajudá-los na escolha do livro para o projeto literário da escola. Eu estava muito animada e levei algumas indicações de literatura: Sherlock Holmes , Pinóquio e O guia do mochileiro das galáxias . Assim, nós do PIBID, trocamos nossas ideias e listamos uma série de opções deliciosas de leitura para apresentar aos alunos. Mas infelizmente, apenas o 7º ano “A” participará do projeto conosco, pois a turma “B” já está com outro professor. Dessa forma, fomos à frente da turma e nos surpreendemos com a diversidade de gêneros preferidos – aventura, ação, romance, fantasia, suspense, terror, mistério, infanto-juvenil... –, foram muitos! Uma das alunas que estava na frente falou baixinho que gostava de poesia, fui até ela e fiquei curiosa para saber mais, perguntei o que ela já leu e se já tentou escrever poesia alguma vez. Ela respondeu que...

Reunião instigante

Imagem
Na reunião desta quarta-feira, 27/2/2019, os coordenadores Andréa e Luiz iniciaram com um aviso importante, que dizia respeito ao dinheiro concedido pela universidade para a compra de materiais do PIBID, porém, dentro de uma lista bastante limitada, com base em uma metodologia antiquada. Como nossa perspectiva visa à exploração de multimídias e diferentes linguagens, precisaremos de projetor e computador, além de livros, itens desautorizados pelo edital. Lutaremos por isso.   Após esse momento, as pibidianas Letícia e Valquisandra compartilharam seus pontos de vista acerca das apresentações que fizeram nas turmas, assim como compartilhamos também nossas percepções de acordo com a Descrição Densa. Por fim, a pibidiana Beatriz Ferreira, de forma muito lúdica e apaixonante, narrou e ilustrou suas experiências com a leitura por meio de histórias em quadrinho, animes e literatura fantástica. Fiquei encantada!

Um casal que deu certo: o teatro e a literatura

Imagem
Nesta quarta-feira (27/2/2019), estive na escola para repor um dia que faltei na semana anterior (21/2/2019) por motivos de saúde. Como, geralmente, fico nas turmas dos sétimos anos, o dia começou diferente no 9º ano “B”. Com alunos maiores e uma sala maior, logo nos organizamos para a apresentação da pibidiana Valquisandra, que relatou um pouco da sua relação com a leitura e com a arte. Durante esse momento, percebi a turma atenta, no limite de seu interesse pelo que Valquisandra dizia, especialmente enquanto ela dramatizava a leitura de “Macário”, monólogo de Álvares de Azevedo. Deixarei um trechinho da dramatização em vídeo para vocês. Foi incrível!!! No final, uma das alunas se emocionou o bastante para entendermos que o que se apresenta com paixão, desperta sentimento igual. Será que um dia conseguirei atingir o coração dos meus futuros alunos assim? Registro aqui esse questionamento e insegurança. Prosseguindo com a aula, a professora Edilene corrigiu uma atividade interpr...

Desâmino

Imagem
Nesta segunda-feira (25/2/18), no 7º ano “A”, a professora Edilene iniciou corrigindo uma atividade interpretativa do livro didático. Após esse momento, a pibidiana Letícia apresentou para a turma a sua relação com a leitura, através do livro “Eu sou Malala”, e surpreendentemente, os alunos disseram que já trabalharam com ele no ano passado. Eu ouvi um diálogo entre duas meninas e uma delas disse que não leu o livro, mas sim o resumo; e a outra, que não leu nenhum dos dois. Isso me fez refletir na real falta de interesse pela literatura na escola, pois, além disso, enquanto a Letícia falava, muitos desviavam a atenção e nós tivemos que pedir silêncio várias vezes. No 7º ano “B”, antes de iniciar a correção da mesma atividade, a professora andou pela sala para conferir quem tinha respondido em casa, mas pelo que eu pude observar, apenas um aluno fez. Imagino quantas situações desanimadoras como essa teremos que passar na profissão docente... Mas Edilene chamou atenção para a ...

Planejamento...

Na reunião da última quarta-feira (20/2/19), na reunião de formação, planejamos o processo de implementação na escola, que acontecerá por meio da apresentação dos bolsistas e colaboradores nas salas de aula, para relatar um pouco das suas relações com a leitura/literatura. Para isso, precisaremos de cuidados e princípios teóricos com base no letramento, estudo que viemos desenvolvendo desde o início do PIBID. A coordenadora Andréa alertou para a nossa postura enquanto futuros professores, pois não podemos enxergar o aluno com os olhos das nossas tradições, crenças e preconceitos. Rever nosso posicionamento e dar voz ao outro é o que aprendemos constantemente nos últimos meses de atividade. Além disso, soubemos que o tema do projeto de leitura da Onélia Campelo este ano é “literatura universal”, e o PIBID de língua portuguesa deve ajudar intensamente no funcionamento do programa. Estamos animados! Por fim, duas pibidianas dividiram conosco suas experiências com a leitura, foi emo...

Ventiladores!!!

Imagem
Na segunda-feira, 18/2/19, iniciamos a semana no 7º ano “A”. Os alunos estavam eufóricos porque os ventiladores haviam sido consertados e isso me deixou muito feliz, pois na última aula, confesso que saí um pouco revoltada com tanto calor num ambiente de estudo. Dessa forma, a professora Edilene corrigiu uma atividade e passou outro exercício no quadro sobre pronomes e seus tipos (adjetivo, substantivo, reto, oblíquo, demonstrativo e indefinido). Na turma “B”, observamos o mesmo plano – correção e exercício. Foi um dia tranquilo!