Um casal que deu certo: o teatro e a literatura


Nesta quarta-feira (27/2/2019), estive na escola para repor um dia que faltei na semana anterior (21/2/2019) por motivos de saúde. Como, geralmente, fico nas turmas dos sétimos anos, o dia começou diferente no 9º ano “B”. Com alunos maiores e uma sala maior, logo nos organizamos para a apresentação da pibidiana Valquisandra, que relatou um pouco da sua relação com a leitura e com a arte. Durante esse momento, percebi a turma atenta, no limite de seu interesse pelo que Valquisandra dizia, especialmente enquanto ela dramatizava a leitura de “Macário”, monólogo de Álvares de Azevedo. Deixarei um trechinho da dramatização em vídeo para vocês. Foi incrível!!! No final, uma das alunas se emocionou o bastante para entendermos que o que se apresenta com paixão, desperta sentimento igual. Será que um dia conseguirei atingir o coração dos meus futuros alunos assim? Registro aqui esse questionamento e insegurança.

Prosseguindo com a aula, a professora Edilene corrigiu uma atividade interpretativa do livro didático junto aos alunos, que estavam muito participativos. No desfecho da manhã, fomos à biblioteca com a professora para discutirmos os livros que serão escolhidos para o projeto de leitura. Definimos que os nonos anos ficarão com A culpa é das estrelas e Cidades de papel, e um dos sétimos anos (porque só trabalharemos com uma das turmas) ficará com O diário de Anne Frank. São livros interessantes, estou ansiosa pelos resultados!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado da escrita coletiva #2

Relatório da escola: 25/09/2018

Início das produções para o projeto de leitura