Postagens

Mostrando postagens de setembro 23, 2018

Carpe diem

Imagem
Na última sexta-feira (28/09/2018), com as duas turmas juntas no auditório da escola, assistimos ao filme “Sociedade dos poetas mortos”, um filme que particularmente marcou a minha vida. Eu assisti pela primeira vez no colégio, na aula de literatura enquanto tinha meus 14/15 anos (mais ou menos a idade dos alunos do 9º ano da Onélia), o enredo gira em torno de um professor “revolucionário”, com uma metodologia completamente diferente da escola em que trabalha, encorajando a construção de pensamento e identidade própria de cada aluno, sob o lema do famoso  carpe diem , incitando a poesia no coração de cada um.   Na perspectiva de aluna e antes de tudo, sonhadora, esse filme me impulsionava a escrever e me fazia sentir capaz de mudar o mundo, por esse motivo, minhas expectativas estavam muito altas nesse dia de trabalho na escola. No início, senti que o filme prendeu a atenção, que os alunos estavam encantados como eu ficara, mas não demorou muito para a desatenção to...

5º encontro

O coordenador Luiz Fernando iniciou a reunião do PIBID do dia 26/09/2018 chamando atenção para a pontualidade, assiduidade e postagens nos blogs, reafirmando nossas responsabilidades dentro do projeto, visto que alguns estão com certa dificuldade no cumprimento de prazos. Após os avisos, ele continuou a apresentação introduzida por Andréa no último encontro sobre o desenvolvimento das atividades dentro dos 3 pilares: letramento, comunidade como currículo e etnografia. Luiz conduziu a exposição destes dois últimos, trazendo a concepção de Dave Cornier acerta da comunidade como currículo, que propõe um modelo rizomático da educação, sendo assim, o currículo não é impulsionado por contribuições predefinidas de especialistas e a educação é construída de maneira superficialmente flexível. Para tratar da etnografia, ele trouxe a noção de pesquisa qualitativa por Bogman & Biklen (1982), que busca a perspectiva dos participantes (professor e aluno), tolerando ambiguidades, trabalhand...

Relatório da escola: 25/09/2018

A terça-feira de aula do dia 25/09/2018 começou no 9º “A”. A professora Edilene relatou as notas dos alunos e com muita alegria, soubemos que nenhum ficou para recuperação em língua portuguesa! A aula seguiu com a leitura do texto “O hotel mal-assombrado”, que resenhava a animação “Hotel Transilvânia” e a correção de uma atividade encima da interpretação desse mesmo texto. Infelizmente, a turma estava muito desfocada nesse momento. Após essa discussão, Edilene escreveu um exercício no quadro, a partir da leitura de “A história do raro meteorito guardado no Museu Nacional do Rio de Janeiro”, as questões abordavam os tipos de sujeito (simples, composto, oculto e indeterminado). O roteiro foi o mesmo no 9º ano “B”, assim como todos dessa turma também passaram acima da média no semestre, inclusive com nota 9!

Semana de Letras

Imagem
Do dia 17 ao dia 21 de setembro de 2018 aconteceu a “XI Semana de Letras: Contemporaneus” na UFAL e para que pudéssemos participar, fomos suspensos das atividades do PIBID. A conferência de abertura foi realizada por Veronica Stigger, escritora, professora, jornalista e pesquisadora, e teve como tema "Presente: passado do futuro". Ela abordou a literatura contemporânea envolta no título do evento, relacionando com seus livros, que explora as diferentes formas literárias e não se preocupa com os limites de gênero. Mas uma das palestras que mais me interessou, aconteceu no dia 21/09/2018, do Prof. Dr. Roberto Sarmento Lima, com o tema de seu artigo “O Pessoa na pessoa do Candido”, discutindo a trajetória segundo ele, do “maior crítico da literatura brasileira”: Antonio Candido – e sua sutil e possível relação com Fernando Pessoa, apesar do trabalho não se tratar de uma interpretação pessoana.