5º encontro


O coordenador Luiz Fernando iniciou a reunião do PIBID do dia 26/09/2018 chamando atenção para a pontualidade, assiduidade e postagens nos blogs, reafirmando nossas responsabilidades dentro do projeto, visto que alguns estão com certa dificuldade no cumprimento de prazos. Após os avisos, ele continuou a apresentação introduzida por Andréa no último encontro sobre o desenvolvimento das atividades dentro dos 3 pilares: letramento, comunidade como currículo e etnografia. Luiz conduziu a exposição destes dois últimos, trazendo a concepção de Dave Cornier acerta da comunidade como currículo, que propõe um modelo rizomático da educação, sendo assim, o currículo não é impulsionado por contribuições predefinidas de especialistas e a educação é construída de maneira superficialmente flexível.

Para tratar da etnografia, ele trouxe a noção de pesquisa qualitativa por Bogman & Biklen (1982), que busca a perspectiva dos participantes (professor e aluno), tolerando ambiguidades, trabalhando sob responsabilidade, inspirando confiança, comprometimento, autodisciplina, sensibilidade e maturidade dentro da área educacional. O coordenador finalizou nos apresentando as formas de coleta de dados: documental, observação e anotações de campo, para preparar a construção de nosso diagnóstico etnográfico da Escola Estadual Onélia Campelo, cuja entrega deve ser feita até o dia 15/10/2018 tratando da infraestrutura física da escola, do pessoal, do Projeto Político-Pedagógico e das relações interpessoais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado da escrita coletiva #2

Relatório da escola: 25/09/2018

Início das produções para o projeto de leitura