5º encontro
O coordenador Luiz Fernando
iniciou a reunião do PIBID do dia 26/09/2018 chamando atenção para a
pontualidade, assiduidade e postagens nos blogs, reafirmando nossas
responsabilidades dentro do projeto, visto que alguns estão com certa dificuldade
no cumprimento de prazos. Após os avisos, ele continuou a apresentação introduzida
por Andréa no último encontro sobre o desenvolvimento das atividades dentro dos
3 pilares: letramento, comunidade como currículo e etnografia. Luiz conduziu a
exposição destes dois últimos, trazendo a concepção de Dave Cornier acerta da
comunidade como currículo, que propõe um modelo rizomático da educação, sendo
assim, o currículo não é impulsionado por contribuições predefinidas de
especialistas e a educação é construída de maneira superficialmente flexível.
Para tratar da etnografia,
ele trouxe a noção de pesquisa qualitativa por Bogman & Biklen (1982), que
busca a perspectiva dos participantes (professor e aluno), tolerando
ambiguidades, trabalhando sob responsabilidade, inspirando confiança,
comprometimento, autodisciplina, sensibilidade e maturidade dentro da área
educacional. O coordenador finalizou nos apresentando as formas de coleta de dados:
documental, observação e anotações de campo, para preparar a construção de
nosso diagnóstico etnográfico da Escola Estadual Onélia Campelo, cuja entrega
deve ser feita até o dia 15/10/2018 tratando da infraestrutura física da
escola, do pessoal, do Projeto Político-Pedagógico e das relações interpessoais.
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