Postagens

Mostrando postagens de março 10, 2019

Dualidade

Imagem
No dia 14/3/2019, quinta-feira, iniciamos nossas atividades no 7º ano “B”. Para introduzir os alunos no livro “O cão dos Baskervilles”, levamos um enigma semelhante aos casos investigados por Sherlock Holmes. Naquele momento, eles ocupariam o lugar do detetive, numa tentativa nossa de familiariza-los com o personagem. O enigma era o seguinte: “Um homem foi encontrado morto, com uma roupa de mergulho, no meio de uma floresta em cinzas” . Diante disso, os alunos ficaram muito empolgados para descobrir o que aconteceu na cena descrita, fizeram muitas perguntas e nós só pudemos responder com “sim” ou “não”. No fim, um dos alunos desvendou o mistério: “O homem estava mergulhando, enquanto acontecia um incêndio em uma floresta próxima. Quando um avião de bombeiros foi pegar água do lago para apagar o incêndio ele, acidentalmente, pegou o mergulhador e o jogou na floresta, junto com a água” . A dinâmica foi muito engraçada e eles gostaram tanto que nos pediram para trazer outra na próxima a...

Compartilhando visões

Imagem
Na reunião de quarta-feira (13/3/2019), a pibidiana Beatriz Ferreira iniciou compartilhando as perspectivas pessoais na apresentação de sua experiência como leitora. Segundo ela, a maioria das turmas reagiu bem, com muita empolgação e interesse pelo que dizia, mas infelizmente, Bia não pôde compartilhar sua relação com a leitura nos sétimos anos, justamente as turmas que acompanho. Em seguida, discutimos um pouco sobre a nossa abordagem em sala de aula através do projeto de leitura, antes do colega Rondinelle dividir sua vivência. O livro escolhido por ele como a obra que o incentivou a ler foi “O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares” e, diante disso, traçou um panorama contextual da sua carga literária nos anos anteriores de forma dinâmica e engraçada. Por fim, me propus a relatar a minha relação com a literatura na próxima reunião (nervosa, rs).

Início do projeto de leitura

Imagem
Nesta segunda-feira (11/3/2019), começamos a trabalhar com o projeto! No 7º ano “A”, antes de iniciar a leitura de “O guia do mochileiro das galáxias”, perguntamos aos alunos, se na última semana (de carnaval) eles pesquisaram alguma informação sobre o livro ou o autor. Apenas uma aluna se pronunciou (a mesma que me disse na última aula que gostava de poesia, lembram?: Link para o relatório da aula anterior ) e disse que em casa, assistiu ao filme. Pedi que ela contasse como a história começava e a partir disso, introduzi a leitura. Enquanto eu lia o prólogo, os alunos prestavam atenção em silêncio, mas durante a leitura do primeiro capítulo, percebemos que eles já estavam um pouco dispersos. Tentamos resolver a situação levando-os para o pátio, fizemos um círculo e seguimos até o último parágrafo, mesmo com o barulho, que impediu a maioria de ouvir. Depois, voltamos para a sala de aula e eu perguntei o que eles tinham entendido do início do texto, fomos escrevendo no quadro algu...