Dualidade


No dia 14/3/2019, quinta-feira, iniciamos nossas atividades no 7º ano “B”. Para introduzir os alunos no livro “O cão dos Baskervilles”, levamos um enigma semelhante aos casos investigados por Sherlock Holmes. Naquele momento, eles ocupariam o lugar do detetive, numa tentativa nossa de familiariza-los com o personagem. O enigma era o seguinte: “Um homem foi encontrado morto, com uma roupa de mergulho, no meio de uma floresta em cinzas”. Diante disso, os alunos ficaram muito empolgados para descobrir o que aconteceu na cena descrita, fizeram muitas perguntas e nós só pudemos responder com “sim” ou “não”. No fim, um dos alunos desvendou o mistério: “O homem estava mergulhando, enquanto acontecia um incêndio em uma floresta próxima. Quando um avião de bombeiros foi pegar água do lago para apagar o incêndio ele, acidentalmente, pegou o mergulhador e o jogou na floresta, junto com a água”. A dinâmica foi muito engraçada e eles gostaram tanto que nos pediram para trazer outra na próxima aula!

Porém, no 7º ano “A” a nossa participação não foi tão legal assim. Confesso que por falha nossa, persistimos com a leitura coletiva, mesmo não dando certo na aula passada. Entendemos que talvez houvesse sido pela falta do material, então, dessa vez levamos cópias do segundo capítulo de “O guia do mochileiro das galáxias” para que a participação de todos fosse possível. Mesmo assim, quase ninguém se importou, conversavam muito e mexiam no celular... Fomos até o fim, de mesa em mesa e, enquanto um aluno lia um parágrafo, todos os outros desrespeitavam o momento. Saí da sala de aula muito frustrada, pois um dos alunos bocejava alto para demonstrar o tempo inteiro que tudo estava horrível. Foi triste, mas faz parte. Devemos descobrir como trabalhar com essa turma, o quanto antes! De qualquer forma, para a próxima quinta, reservamos o auditório para assistir aos dois filmes com os sétimos anos “A” e “B”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado da escrita coletiva #2

Relatório da escola: 25/09/2018

Início das produções para o projeto de leitura