Dualidade
No dia 14/3/2019,
quinta-feira, iniciamos nossas atividades no 7º ano “B”. Para introduzir os
alunos no livro “O cão dos Baskervilles”, levamos um enigma semelhante aos
casos investigados por Sherlock Holmes. Naquele momento, eles ocupariam o lugar
do detetive, numa tentativa nossa de familiariza-los com o personagem. O enigma
era o seguinte: “Um homem foi encontrado
morto, com uma roupa de mergulho, no meio de uma floresta em cinzas”.
Diante disso, os alunos ficaram muito empolgados para descobrir o que aconteceu
na cena descrita, fizeram muitas perguntas e nós só pudemos responder com “sim”
ou “não”. No fim, um dos alunos desvendou o mistério: “O homem estava mergulhando, enquanto acontecia um incêndio em uma
floresta próxima. Quando um avião de bombeiros foi pegar água do lago para
apagar o incêndio ele, acidentalmente, pegou o mergulhador e o jogou na
floresta, junto com a água”. A dinâmica foi muito engraçada e eles gostaram
tanto que nos pediram para trazer outra na próxima aula!
Porém, no 7º ano “A” a nossa
participação não foi tão legal assim. Confesso que por falha nossa, persistimos
com a leitura coletiva, mesmo não dando certo na aula passada. Entendemos que
talvez houvesse sido pela falta do material, então, dessa vez levamos cópias do segundo capítulo
de “O guia do mochileiro das galáxias” para que a participação de todos fosse
possível. Mesmo assim, quase ninguém se importou, conversavam muito e mexiam no
celular... Fomos até o fim, de mesa em mesa e, enquanto um aluno lia um
parágrafo, todos os outros desrespeitavam o momento. Saí da sala de aula muito
frustrada, pois um dos alunos bocejava alto para demonstrar o tempo inteiro que
tudo estava horrível. Foi triste, mas faz parte. Devemos descobrir como
trabalhar com essa turma, o quanto antes! De qualquer forma, para a próxima
quinta, reservamos o auditório para assistir aos dois filmes com os sétimos
anos “A” e “B”.
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