Primeiras percepções no PIBID em 2019
De volta às aulas e às atividades presenciais do PIBID, nos encontramos na penúltima semana de janeiro (23/1/2019) para mais uma reunião de quarta-feira entre bolsistas, supervisores e coordenadores. No período de férias, nos atentamos à leitura, resumo e análise crítica de dois documentos oficiais de Língua Portuguesa: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A primeira parte da reunião foi destinada à apresentação, pela professora Andréa, desses documentos, por um viés de debate, onde pudemos refletir e discutir as inúmeras questões que circulam nas esferas escolares e na sociedade sobre o tema. Uma dessas questões gerou uma análise mais detalhada entre nós – ter ou não ter uma Base Comum Curricular? Antes de tudo, precisamos entender que o assunto não é consensual; para uns, o BNCC pode padronizar o ensino num país tão desigual como o nosso; já para outros, pode servir como referencial de equilíbrio social. Senti certa aflição pela press...