Postagens

Mostrando postagens de setembro 9, 2018

Vidas.

Imagem
O dia 14/09/2018 na Onélia foi até agora o mais especial, pois realizamos a primeira (e tão esperada) dinâmica com os alunos. Primeiramente, Edilene nos dividiu em dois grupos para a realização da atividade nas diferentes turmas, eu fiquei no 9º ano “B”. O exercício de produção textual que levamos era o seguinte: eles estavam livres para construir a estória que quisessem, desde que encaixassem algumas palavras ditas aleatoriamente por nós. O objetivo era instigar a criatividade e a escrita, assim como observar o nível da turma quanto à língua portuguesa. Estávamos confiantes de que sairíamos com textos incríveis e estávamos certos! Cada texto, construído dentro da realidade pessoal de cada um, seja com base em universos alternativos de jogos, séries e futebol quanto situações familiares, permitiu certa aproximação para conhecê-los melhor. Um dos textos que me chamou atenção foi o de uma garota que escreveu a trajetória de um menino órfão, retraído e triste, que nunca foi adotad...

Mais uma quarta-feira no PIBID

A reunião de 12/09/2018 foi iniciada com uma discussão acerca de ideias para a realização de dinâmicas que abordassem figuras de linguagem, conteúdo trabalhado nas turmas de oitavos ano da professora Socorro. Luiz Fernando propôs algumas atividades bem interessantes para o grupo, utilizando como exemplo a hipérbole, figura muito presente em músicas e desenhos. Em seguida, Andréa conduziu uma apresentação sobre letramento, que se constitui de práticas situadas de ensino da língua em diferentes cenários, sendo esta a proposta do governo que nomeia todos os projetos do PIBID da UFAL. Dessa forma, refletimos sobre o conceito de língua com base em concepções do linguista Carlos Alberto Faraco, uma delas trata a língua como “realidade intrinsecamente heterogênea” e como uma “entidade cultural e política”, visto que ela é adquirida por abstração, na prática social e no contexto do uso da fala. Por último, a coordenadora retratou as abordagens teóricas de letramento: colonial, domina...

Um dia de arte

Imagem
O dia 11/09/2018 na Onélia teve início no 9º ano “A”. A professora Edilene passou uma atividade de leitura, interpretação e aplicação de tempos verbais (infinitivo, particípio e gerúndio) para a turma, a partir de um texto sobre a história de Zumbi dos Palmares. Nossa função era observar a execução da tarefa e, pude notar que vários alunos nem sequer copiavam e apenas alguns respondiam. Na terceira aula, fomos para o 9º ano “B” e encontramos a classe em animação devido o “Projeto Literário” que aconteceria na Escola a partir do intervalo, eles apresentariam a obra “Infância” de Graciliano Ramos, o que me deixou verdadeiramente fascinada! O tempo de aula foi livre para a preparação artística e logo quando tocou, saímos em direção ao pátio onde aconteceu o evento. Apreciamos as apresentações, marcadas por muita música e entusiasmo, como a adaptação do poema “Essa negra fulô” de Jorge de Lima. Mas, se me é permitido preferência, a releitura de “Infância” realmente merece destaqu...

Primeira reunião de setembro

A reunião da última quarta-feira, 05/09/2018, foi conduzida pelo coordenador Fernando que focou, principalmente na apresentação dos blogs . Sendo esse, o nosso encontro após o primeiro convívio na escola, discutimos um pouco sobre a experiência em sequência da leitura de alguns relatórios da turma, já disponíveis no blogão (plataforma geral de postagens do PIBID - Letras UFAL deste ano. Segue o link:   Blogão ). Saí de lá confiante de que todos compartilham do mesmo sentimento de euforia e positividade com o projeto!