Mais uma quarta-feira no PIBID


A reunião de 12/09/2018 foi iniciada com uma discussão acerca de ideias para a realização de dinâmicas que abordassem figuras de linguagem, conteúdo trabalhado nas turmas de oitavos ano da professora Socorro. Luiz Fernando propôs algumas atividades bem interessantes para o grupo, utilizando como exemplo a hipérbole, figura muito presente em músicas e desenhos.

Em seguida, Andréa conduziu uma apresentação sobre letramento, que se constitui de práticas situadas de ensino da língua em diferentes cenários, sendo esta a proposta do governo que nomeia todos os projetos do PIBID da UFAL. Dessa forma, refletimos sobre o conceito de língua com base em concepções do linguista Carlos Alberto Faraco, uma delas trata a língua como “realidade intrinsecamente heterogênea” e como uma “entidade cultural e política”, visto que ela é adquirida por abstração, na prática social e no contexto do uso da fala.

Por último, a coordenadora retratou as abordagens teóricas de letramento: colonial, dominante, ideológico e autônomo. O encontro desta última quarta-feira foi de fato muito proveitoso, pois consegui unir um pouco das minhas aulas de linguística com o tema da reunião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado da escrita coletiva #2

Relatório da escola: 25/09/2018

Início das produções para o projeto de leitura