Postagens

Mostrando postagens de março 17, 2019

Dia de cinema

Imagem
Nesta quinta-feira, 21/3/2019, assistimos aos filmes “O guia do mochileiro das galáxias” e “O cão dos Baskervilles” no auditório da escola com as turmas do 7º ano. As duas primeiras aulas foram com o 7º ano “B” e a maioria dos alunos parecia estar prestando atenção ao filme, com exceção de alguns sentados no fundo da sala. Levamos uma animação de 1983 ( link para quem quiser assistir ) para que eles conhecessem a história do caso de Sherlock Holmes por outros meios, não somente pela leitura. Em seguida, no intervalo entre essas e as próximas aulas com a outra turma, discutimos com a professora Edilene novas maneiras de abordar a literatura, além de o que faremos na culminância do projeto da escola. Já estávamos pensando em construir uma espécie de “guia dos mochileiros” com o 7º ano “A”, mas dentro da realidade deles, da escola e do bairro, numa tentativa de conciliar o diagnóstico etnográfico com o nosso projeto transmídia. Mas faltavam ideias para a apresentação do 7º ano ”B”, ...

Leitura entre códigos

Imagem
Na reunião desta quarta-feira (20/3/2019), chegou a vez de apresentar a minha relação com a leitura! Deixarei registrado aqui para os colegas que não puderam presenciar o meu relato: No ensino fundamental, me deparei com um grande e estruturado projeto de leitura na escola em que estudei. Com o intuito de incentivar cada aluno a ler 100 livros por ano, a instituição embarcava na promessa de um magnífico “livro de ouro” como recompensa. Deveríamos chegar ao centésimo livro, mas eu não conseguia entender muito bem por que deveríamos fazer aquilo. Eu via todos os meus colegas conseguindo, mas algo me impedia de ler tão rápido e com um teor de competitividade, como todos faziam. Nessa época, minha relação com a leitura era distante. Então que, aos 10 anos, tive o meu mais significativo contato com o texto, na construção do “Coração de poeta”, volume único de uma obra produzida nas aulas de língua portuguesa a partir de um intenso estudo e escrita de poesias. Escrevíamos livremente so...

Um breve relatório

Imagem
Segunda-feira, 18/3/2019, dia de observar. Iniciamos esta manhã no 7º ano “A”, onde a professora Edilene passou e corrigiu uma atividade do livro didático sobre foco narrativo. Nesta turma os alunos estavam muito dispersos e poucos realmente se interessaram em colaborar, diferente da maioria no 7º ano “B”. Para essa turma, o mesmo foi passado e o resultado parece ter sido melhor. No mais, foi um dia tranquilo.