Dia de cinema


Nesta quinta-feira, 21/3/2019, assistimos aos filmes “O guia do mochileiro das galáxias” e “O cão dos Baskervilles” no auditório da escola com as turmas do 7º ano. As duas primeiras aulas foram com o 7º ano “B” e a maioria dos alunos parecia estar prestando atenção ao filme, com exceção de alguns sentados no fundo da sala. Levamos uma animação de 1983 (link para quem quiser assistir) para que eles conhecessem a história do caso de Sherlock Holmes por outros meios, não somente pela leitura.

Em seguida, no intervalo entre essas e as próximas aulas com a outra turma, discutimos com a professora Edilene novas maneiras de abordar a literatura, além de o que faremos na culminância do projeto da escola. Já estávamos pensando em construir uma espécie de “guia dos mochileiros” com o 7º ano “A”, mas dentro da realidade deles, da escola e do bairro, numa tentativa de conciliar o diagnóstico etnográfico com o nosso projeto transmídia. Mas faltavam ideias para a apresentação do 7º ano ”B”, até que me surgiu a proposta de adaptar o caso dos Baskervilles em literatura de cordel, gênero que eu, particularmente, acho muito divertido. Assim, uniríamos a obra universal com nossa cultura e folclore do nordeste e incentivaríamos a produção escrita de poesia. Veremos se dá certo.

Na exibição do filme no 7º ano “A”, poucos realmente assistiram. A maioria se interessou mais em conversar e usar o celular para acessar conteúdo impróprio. Nos sentimos frustrados, não completamente, porque os alunos sentados na frente pareciam valorizar o momento e se divertir com as cenas de “O guia do mochileiro das galáxias” (confiram o trailer). Enfim, o plano para a próxima aula é elaborar questões baseadas nas obras cinematográficas e esperar que os alunos respondam.


Exibição de “O cão dos Baskervilles” no 7º ano “B”




 Exibição de “O guia do mochileiro das galáxias” no 7º ano “A”








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado da escrita coletiva #2

Relatório da escola: 25/09/2018

Início das produções para o projeto de leitura