Vidas.


O dia 14/09/2018 na Onélia foi até agora o mais especial, pois realizamos a primeira (e tão esperada) dinâmica com os alunos. Primeiramente, Edilene nos dividiu em dois grupos para a realização da atividade nas diferentes turmas, eu fiquei no 9º ano “B”. O exercício de produção textual que levamos era o seguinte: eles estavam livres para construir a estória que quisessem, desde que encaixassem algumas palavras ditas aleatoriamente por nós. O objetivo era instigar a criatividade e a escrita, assim como observar o nível da turma quanto à língua portuguesa.

Estávamos confiantes de que sairíamos com textos incríveis e estávamos certos! Cada texto, construído dentro da realidade pessoal de cada um, seja com base em universos alternativos de jogos, séries e futebol quanto situações familiares, permitiu certa aproximação para conhecê-los melhor. Um dos textos que me chamou atenção foi o de uma garota que escreveu a trajetória de um menino órfão, retraído e triste, que nunca foi adotado e por isso, tentou suicídio. (Postarei o texto para que possam ler)

Esta narrativa me fez pensar no quanto da própria vida essa menina depositou nas palavras, será que estava se autorreferenciando? Se tomava como objeto alguém de sua família? Algum amigo? Ou seria simplesmente um personagem? Esse tema não poderia ser mais pertinente nos debates sobre depressão e prevenção ao suicídio, visto que estamos no mês do Setembro Amarelo, causa que eu particularmente sinto necessidade de me envolver e compartilhar.

Com isso, tão rapidamente eu tive a certeza de que o trabalho do professor vai muito além da sala de aula, que cada pessoinha de farda tem um mundo inteiro de sentimentos que merecem ser notados, que são importantes e influenciam no processo didático. Por fim, dividimos os textos para corrigir em casa e estou me divertindo muito com isso! A profissão docente é mesmo encantadora.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado da escrita coletiva #2

Relatório da escola: 25/09/2018

Início das produções para o projeto de leitura