Início do projeto de leitura
Nesta segunda-feira (11/3/2019),
começamos a trabalhar com o projeto! No 7º ano “A”, antes de iniciar a leitura
de “O guia do mochileiro das galáxias”, perguntamos aos alunos, se na última
semana (de carnaval) eles pesquisaram alguma informação sobre o livro ou o
autor. Apenas uma aluna se pronunciou (a mesma que me disse na última aula que
gostava de poesia, lembram?: Link para o relatório da aula anterior) e disse que em casa, assistiu ao filme. Pedi que
ela contasse como a história começava e a partir disso, introduzi a leitura.
Enquanto eu lia o prólogo, os alunos prestavam atenção em silêncio, mas durante
a leitura do primeiro capítulo, percebemos que eles já estavam um pouco
dispersos. Tentamos resolver a situação levando-os para o pátio, fizemos um
círculo e seguimos até o último parágrafo, mesmo com o barulho, que impediu a
maioria de ouvir.
Depois, voltamos para a
sala de aula e eu perguntei o que eles tinham entendido do início do texto,
fomos escrevendo no quadro alguns tópicos e eu fiz um resumo mais geral até ali.
Deixamos uma questão para a próxima aula: o que é o guia do mochileiro (na
história)? O plano é que, por meio das respostas, possamos embarcar de cabeça na leitura. Além disso, notamos que o segundo capítulo era menor e então,
poderíamos tirar cópia para que todos tenham acesso na próxima aula. Para isso,
também enviei o PDF do livro à representante da turma e perdi que
compartilhasse.
No intervalo entre as aulas,
a professora Edilene nos adiantou uma surpresa muito boa: também estaremos com
o 7º ano “B” no projeto de leitura! Teríamos que já nesse dia, escolher o livro
junto aos alunos e da mesma forma que fizemos na turma anterior, levamos
sugestões e ouvimos as deles. A turma pareceu muito participativa e especialmente
um dos alunos, muito interessado em nos ajudar, tanto que compartilhou
conosco duas história. Eu apresentei um livro a qual sou apaixonada e
li justamente na idade deles, na escola: O cão dos Baskervilles,
de Sir Arthur Conan Doyle. A história é um dos grandes casos investigados por
Sherlock Holmes para desvendar se um cão estava mesmo assombrando a casa da
família Baskerville e sendo responsável pela morte de gerações. Para a minha
empolgação ser completa, adivinhem qual livro ganhou a votação? É mágico pensar
que as duas turmas se interessaram pelos dois livros que propus e que estarei
com o PIBID, desenvolvendo um projeto com a literatura que eu AMO!
Por fim, disponibilizei o
PDF de “O cão dos Baskervilles” para o 7º “B” e pedimos aos alunos que
trouxessem informações sobre a história, os personagens ou sobre o autor na próxima
quinta-feira. Não sei se começaremos com a leitura propriamente dita, mas o
planejamento para a próxima semana é assistirmos aos dois filmes com as turmas,
já de acordo com a narrativa transmídia. Saberemos mais na reunião de
quarta-feira, até lá!
Comentários
Postar um comentário