Início do projeto de leitura


Nesta segunda-feira (11/3/2019), começamos a trabalhar com o projeto! No 7º ano “A”, antes de iniciar a leitura de “O guia do mochileiro das galáxias”, perguntamos aos alunos, se na última semana (de carnaval) eles pesquisaram alguma informação sobre o livro ou o autor. Apenas uma aluna se pronunciou (a mesma que me disse na última aula que gostava de poesia, lembram?: Link para o relatório da aula anterior) e disse que em casa, assistiu ao filme. Pedi que ela contasse como a história começava e a partir disso, introduzi a leitura. Enquanto eu lia o prólogo, os alunos prestavam atenção em silêncio, mas durante a leitura do primeiro capítulo, percebemos que eles já estavam um pouco dispersos. Tentamos resolver a situação levando-os para o pátio, fizemos um círculo e seguimos até o último parágrafo, mesmo com o barulho, que impediu a maioria de ouvir.

Depois, voltamos para a sala de aula e eu perguntei o que eles tinham entendido do início do texto, fomos escrevendo no quadro alguns tópicos e eu fiz um resumo mais geral até ali. Deixamos uma questão para a próxima aula: o que é o guia do mochileiro (na história)? O plano é que, por meio das respostas, possamos embarcar de cabeça na leitura. Além disso, notamos que o segundo capítulo era menor e então, poderíamos tirar cópia para que todos tenham acesso na próxima aula. Para isso, também enviei o PDF do livro à representante da turma e perdi que compartilhasse. 


No intervalo entre as aulas, a professora Edilene nos adiantou uma surpresa muito boa: também estaremos com o 7º ano “B” no projeto de leitura! Teríamos que já nesse dia, escolher o livro junto aos alunos e da mesma forma que fizemos na turma anterior, levamos sugestões e ouvimos as deles. A turma pareceu muito participativa e especialmente um dos alunos, muito interessado em nos ajudar, tanto que compartilhou conosco duas história. Eu apresentei um livro a qual sou apaixonada e li justamente na idade deles, na escola: O cão dos Baskervilles, de Sir Arthur Conan Doyle. A história é um dos grandes casos investigados por Sherlock Holmes para desvendar se um cão estava mesmo assombrando a casa da família Baskerville e sendo responsável pela morte de gerações. Para a minha empolgação ser completa, adivinhem qual livro ganhou a votação? É mágico pensar que as duas turmas se interessaram pelos dois livros que propus e que estarei com o PIBID, desenvolvendo um projeto com a literatura que eu AMO!  

Por fim, disponibilizei o PDF de “O cão dos Baskervilles” para o 7º “B” e pedimos aos alunos que trouxessem informações sobre a história, os personagens ou sobre o autor na próxima quinta-feira. Não sei se começaremos com a leitura propriamente dita, mas o planejamento para a próxima semana é assistirmos aos dois filmes com as turmas, já de acordo com a narrativa transmídia. Saberemos mais na reunião de quarta-feira, até lá!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado da escrita coletiva #2

Relatório da escola: 25/09/2018

Início das produções para o projeto de leitura