Ouvir e ser ouvida


Nesta última quinta-feira, 28/2/2019, começamos a intervir na sala de aula com o intuito de ouvir os alunos, saber um pouquinho do que eles gostam e ajudá-los na escolha do livro para o projeto literário da escola. Eu estava muito animada e levei algumas indicações de literatura: Sherlock Holmes, Pinóquio e O guia do mochileiro das galáxias. Assim, nós do PIBID, trocamos nossas ideias e listamos uma série de opções deliciosas de leitura para apresentar aos alunos. Mas infelizmente, apenas o 7º ano “A” participará do projeto conosco, pois a turma “B” já está com outro professor.

Dessa forma, fomos à frente da turma e nos surpreendemos com a diversidade de gêneros preferidos – aventura, ação, romance, fantasia, suspense, terror, mistério, infanto-juvenil... –, foram muitos! Uma das alunas que estava na frente falou baixinho que gostava de poesia, fui até ela e fiquei curiosa para saber mais, perguntei o que ela já leu e se já tentou escrever poesia alguma vez. Ela respondeu que lia os poemas dos livros da irmã, mas não gravou o nome dos poetas e que nunca tentou escrever, mas que gostaria. Isso me deixou muito feliz, pois eu me vi exatamente na idade dela, à espera de algum empurrãozinho para começar a sonhar e pôr os sonhos no papel. Um doce de menina... Espero que ao longo do ano eu possa contribuir com a formação de uma escritora em potencial!

Além disso, fizemos uma breve apresentação dos livros que listamos e eu comecei com o O guia do mochileiro das galáxias, um livro que eu gosto tanto que nesse dia até fui com uma blusa cheia de referências à história! Acabei revelando uma delas: NÃO ENTRE EM PÂNICO! É o que o personagem Ford Prefect, um E.T pesquisador que viaja por todas as galáxias colhendo informações sobre os planetas para adicionar ao livro “O guia do mochileiro das galáxias” (o melhor guia interplanetário!) diz ao personagem Arthur Dent, um terráqueo salvo por ele após a destruição da Terra. Fiquei feliz quando um dos alunos ficou curioso para saber mais sobre a obra de Douglas Adams, mas evitei os spoilers (rs).

Depois de tantas histórias compartilhadas, muitos da turma se sentiram confortáveis para vir à frente e contar sobre os livros que já leram, todo mundo realmente se interessou pelo o que estávamos fazendo ali. Por meio de uma votação, eles decidiram que o livro que queriam trabalhar ao longo do ano era O GUIA DO MOCHILEIRO!!! Agora eu me sinto tão feliz em pensar que talvez eu tenha conseguido transmitir o amor que eu sinto, o suficiente para interessá-los só um pouquinho... Entendi que dar voz aos alunos é importante! Porém, a professora Edilene deixou claro que ainda não sabe se poderemos trabalhar com o livro... Confesso que fiquei um pouco decepcionada. De qualquer forma, foi um dia que fez o meu coração de futura professora bater mais forte!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado da escrita coletiva #2

Relatório da escola: 25/09/2018

Início das produções para o projeto de leitura