Ouvir e ser ouvida
Nesta última quinta-feira,
28/2/2019, começamos a intervir na sala de aula com o intuito de ouvir os
alunos, saber um pouquinho do que eles gostam e ajudá-los na escolha do livro
para o projeto literário da escola. Eu estava muito animada e levei algumas indicações
de literatura: Sherlock Holmes, Pinóquio e O guia do mochileiro das galáxias. Assim, nós do PIBID, trocamos
nossas ideias e listamos uma série de opções deliciosas de leitura para apresentar
aos alunos. Mas infelizmente, apenas o 7º ano “A” participará do projeto
conosco, pois a turma “B” já está com outro professor.
Dessa forma, fomos à frente
da turma e nos surpreendemos com a diversidade de gêneros preferidos –
aventura, ação, romance, fantasia, suspense, terror, mistério,
infanto-juvenil... –, foram muitos! Uma das alunas que estava na frente falou
baixinho que gostava de poesia, fui até ela e fiquei curiosa para saber mais,
perguntei o que ela já leu e se já tentou escrever poesia alguma vez. Ela
respondeu que lia os poemas dos livros da irmã, mas não gravou o nome dos
poetas e que nunca tentou escrever, mas que gostaria. Isso me deixou muito
feliz, pois eu me vi exatamente na idade dela, à espera de algum empurrãozinho
para começar a sonhar e pôr os sonhos no papel. Um doce de menina... Espero que
ao longo do ano eu possa contribuir com a formação de uma escritora em
potencial!
Além disso, fizemos uma
breve apresentação dos livros que listamos e eu comecei com o O guia do mochileiro das galáxias, um
livro que eu gosto tanto que nesse dia até fui com uma blusa cheia de
referências à história! Acabei revelando uma delas: NÃO ENTRE EM PÂNICO! É o
que o personagem Ford Prefect, um E.T pesquisador que viaja por todas as
galáxias colhendo informações sobre os planetas para adicionar ao livro “O guia
do mochileiro das galáxias” (o melhor guia interplanetário!) diz ao personagem
Arthur Dent, um terráqueo salvo por ele após a destruição da Terra. Fiquei
feliz quando um dos alunos ficou curioso para saber mais sobre a obra de
Douglas Adams, mas evitei os spoilers (rs).
Depois de tantas histórias
compartilhadas, muitos da turma se sentiram confortáveis para vir à frente e
contar sobre os livros que já leram, todo mundo realmente se interessou pelo o
que estávamos fazendo ali. Por meio de uma votação, eles decidiram que o livro
que queriam trabalhar ao longo do ano era O GUIA DO MOCHILEIRO!!! Agora eu me
sinto tão feliz em pensar que talvez eu tenha conseguido transmitir o amor que
eu sinto, o suficiente para interessá-los só um pouquinho... Entendi que dar voz
aos alunos é importante! Porém, a professora Edilene deixou claro que ainda não
sabe se poderemos trabalhar com o livro... Confesso que fiquei um pouco
decepcionada. De qualquer forma, foi um dia que fez o meu coração de futura professora
bater mais forte!
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