Diagnóstico etnográfico



A Escola Estadual Onélia Campelo, localizada no bairro Santos Dumont em Maceió/AL, única de nível fundamental e médio do arredor, absorve alunos de toda a parte alta da cidade, o que implica na superlotação das salas de aula. Para exemplificar este problema, verifica-se que a média que a escola deveria comportar em séries de sextos anos seria 30 alunos por turma, mas atualmente conta com aproximadamente 50 matrículas por classe; consequentemente, a falta de carteiras representa um dos desafios diários à massa de estudantes.

Apesar disso, o espaço físico escolar é grande, atendendo à necessidade dos alunos quanto a áreas de recreação, com pátios e bancos abertos e boa iluminação. Os banheiros são alocados por toda parte, mas carecem em higiene e recursos, visto que há apenas um funcionário por turno responsável pela limpeza de toda a instituição. Os estudantes também contam com laboratórios de química, física e informática, apesar deste último ser restrito a atividades específicas, dado que a maioria dos computadores não está disponível e não consta acesso à internet.  O ginásio é amplo e sedia aulas de educação física, jogos internos, gincanas e outras atividades extraclasse; a biblioteca pode não apresentar muita variedade no acervo, mas os volumes disponíveis para empréstimo e consulta são muito interessantes, embora pouco utilizados pelo corpo discente. O espaço para alimentação é vasto, equipado com cozinha, cantina e refeitório, onde a equipe tenta variar o cardápio ao máximo para os alunos, mesmo que o capital e custeio da merenda seja limitado (36 centavos por aluno).

Sala de aula

 Pátio

 Banheiros

Laboratórios

Ginásio

Biblioteca

 Refeitório

Cozinha

O ambiente para a equipe docente, diretores, coordenadores, supervisores, secretariado, estagiários, monitores e funcionários (em torno de 60 servidores) também existe, ainda que com certos infortúnios. A sala dos professores comporta a todos, porém não confortavelmente e com armários insuficientes; a sala da diretoria é utilizada também pela coordenação (articuladora e pedagógica) e supervisores. Há uma dependência da secretaria, mas não nota-se qualquer área para estagiários e monitores, além de para funcionários, como porteiros e vigias. As relações interpessoais entre a equipe da escola aparenta ser agradável, embora alguns problemas de atraso e falta de professores e funcionários conduzam a uma postura rigorosa por parte dos superiores. Os professores convivem bem com os alunos, mas apontam insatisfação com a falta de interesse, comprometimento, e desvios de aprendizagem, assim como a ausência da família na atividade pedagógica cotidiana.

 Sala dos professores

Sala da diretoria

A relação da escola com políticas locais acontece através da troca de favores entre grupos religiosos, esportivos e associação de moradores. Um exemplo disso: o estabelecimento de ensino cede o espaço ao famoso EJC (Encontro Jovens com Cristo) e em troca, a igreja se disponibiliza pela limpeza periódica da escola e arredores. Há também a interdisciplinaridade entre o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que fornece atendimento psicológico prioritário aos alunos, órgãos públicos, como o Conselho Tutelar, embora pouco presente; o Ministério Público, que disponibiliza o registro civil aos que carecem; e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A Onélia Campelo serve de espaço eleitoral, mas apresenta uma postura de neutralidade política, dispensando apoio e ligação políticos a candidatos.

O bairro em que a instituição descrita está inserida apresenta grande índice de violência e criminalidade, isso implica na defasagem do turno da noite (de 18h40min às 22h20min) da escola, onde a segurança é apenas eletrônica e o batalhão escolar faz ronda casualmente. A calçada da escola é irregular e nela espalham-se folhas, vidros, lixo e até mesmo fezes. É circundada por casas e estabelecimentos, como lanchonetes, pizzarias, lojas de construção, mercearias, institutos de saúde, pontos de ônibus e associação da comunidade – com disponibilidades culturais, sociais, esportivas e de lazer: capoeira, voleibol, futebol, judô, zumba, ritmos fitness e artes marciais.


O bairro visto da escola

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado da escrita coletiva #2

Relatório da escola: 25/09/2018

Início das produções para o projeto de leitura