Conhecendo os novos alunos


Finalmente conhecemos as novas turmas de 2019! Nesta quinta-feira, dia 14/2, fomos à Onélia Campelo e junto à professora Edilene, entramos no 7º ano “B”. De início, percebi que a turma era maior em relação aos nonos anos do ano passado e que o tamanho da sala não comportava todo mundo confortavelmente. Isso contribuiu para o calor quase incapacitante do espaço, visto que os ventiladores estavam quebrados e as janelas viradas para o muro lateral da escola, o que dificultou a entrada do vento.

Ainda assim, a professora iniciou a aula com a correção de uma atividade do livro didático passada como exercício de casa, mas ninguém manifestou ter respondido. O assunto tratava das classes gramaticais e alguns alunos apresentaram confusão entre as formas de flexão de número (singular e plural). Após esse momento, a turma se manteve quieta para copiar uma atividade no quadro, baseada no poema “Dúvidas” de Carlos Queiroz Telles. Reparei em uma das questões: “descubra 3 substantivos do texto juntando as letras que estão dentro dos círculos”; e fiquei pensando em um dos pontos que Irandé Antunes destaca no livro “Lutar com palavras: coesão e corência” – “[...] ainda persistem os exercícios de formar frases, cada uma solta da precedente ou da seguinte, o que contraria nossa própria experiência de usuários da língua, que nunca nos comunicamos formando frases soltas, ou juntando palavras, simplesmente porque elas começam com o mesmo som.” (p. 31). A partir disso, a autora critica o ensino da língua por meio de atividades centradas exclusivamente no reconhecimento da unidade gramatical, geralmente retirando palavras aleatórias do texto e reduzindo-o enquanto objeto de estudo.

Após essa reflexão deixada para ser maturada mais tarde por mim, nos apresentamos à classe como pibidianos, nome, idade e objetivos. Ouvimos a apresentação de todos os alunos e conhecemos um pouquinho do que eles gostam. O 7º ano “B” é repleto de artistas e interessados em futebol, assim como o 7º ano “A”, turma que conhecemos em sequência. Esta última é mais inquieta e dispersa, os alunos acalmaram os ânimos somente com a chegada do coordenador para a votação de eleição do representante de sala. Três alunos se candidataram e durante o processo, infelizmente, presenciei uma cena de bullying para com um dos candidatos, que só recebeu um voto acompanhado de brincadeiras. Me senti mal, pretendo prestar mais atenção nisso nos próximos dias. Por fim, conversamos sobre a rotina de trabalho com a professora e Edilene, dividimo-nos em dois grupos e eu continuei com os sétimos anos nos dias de segunda e quinta. Amei!


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