Conhecendo os novos alunos
Finalmente conhecemos as
novas turmas de 2019! Nesta quinta-feira, dia 14/2, fomos à Onélia Campelo e
junto à professora Edilene, entramos no 7º ano “B”. De início, percebi que a
turma era maior em relação aos nonos anos do ano passado e que o tamanho da sala
não comportava todo mundo confortavelmente. Isso contribuiu para o calor quase incapacitante
do espaço, visto que os ventiladores estavam quebrados e as janelas viradas
para o muro lateral da escola, o que dificultou a entrada do vento.
Ainda assim, a professora
iniciou a aula com a correção de uma atividade do livro didático passada como
exercício de casa, mas ninguém manifestou ter respondido. O assunto tratava das
classes gramaticais e alguns alunos apresentaram confusão entre as formas de
flexão de número (singular e plural). Após esse momento, a turma se manteve
quieta para copiar uma atividade no quadro, baseada no poema “Dúvidas” de
Carlos Queiroz Telles. Reparei em uma das questões: “descubra 3 substantivos do
texto juntando as letras que estão dentro dos círculos”; e fiquei pensando em
um dos pontos que Irandé Antunes destaca no livro “Lutar com palavras: coesão e
corência” – “[...] ainda persistem os exercícios de formar frases, cada uma
solta da precedente ou da seguinte, o que contraria nossa própria experiência
de usuários da língua, que nunca nos comunicamos formando frases soltas, ou
juntando palavras, simplesmente porque elas começam com o mesmo som.” (p. 31).
A partir disso, a autora critica o ensino da língua por meio de atividades
centradas exclusivamente no reconhecimento da unidade gramatical, geralmente
retirando palavras aleatórias do texto e reduzindo-o enquanto objeto de estudo.
Após essa reflexão deixada
para ser maturada mais tarde por mim, nos apresentamos à classe como pibidianos, nome, idade e objetivos.
Ouvimos a apresentação de todos os alunos e conhecemos um pouquinho do que eles
gostam. O 7º ano “B” é repleto de artistas e interessados em futebol, assim
como o 7º ano “A”, turma que conhecemos em sequência. Esta última é mais
inquieta e dispersa, os alunos acalmaram os ânimos somente com a chegada do
coordenador para a votação de eleição do representante de sala. Três alunos se
candidataram e durante o processo, infelizmente, presenciei uma cena de
bullying para com um dos candidatos, que só recebeu um voto acompanhado de
brincadeiras. Me senti mal, pretendo prestar mais atenção nisso nos próximos
dias. Por fim, conversamos sobre a rotina de trabalho com a professora e
Edilene, dividimo-nos em dois grupos e eu continuei com os sétimos anos nos
dias de segunda e quinta. Amei!
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