Blog criado com o objetivo de registrar as atividades relacionadas ao PIBID do curso de Letras com habilitação em Português da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Sob a óptica de Maria Clara de Lima Barros.
Infográfico
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
Hoje, 6/2/2019, nos reunimos
em pequenos grupos para a construção de um infográfico do diagnóstico
etnográfico da escola, com o objetivo de revisar o espaço onde trabalharemos
efetivamente este ano.
Nesta sexta (26/10/2018), ficamos em sala apenas no 9º ano “B” (ainda em decorrência dos Jogos Internos), alguns alunos leram as histórias produzidas na dinâmica que levamos na última semana, e mais uma vez: quanta genialidade! Cada dia em convivência com eles eu me surpreendo mais, sinto que os falte somente encorajamento, pois quando instigamos o escritor adormecido dentro de cada um, os resultados são incríveis! Depois da aula, ficamos na sala da coordenação conversando e lanchando com a professora Edilene, nossa orientadora.
A terça-feira de aula do dia 25/09/2018 começou no 9º “A”. A professora Edilene relatou as notas dos alunos e com muita alegria, soubemos que nenhum ficou para recuperação em língua portuguesa! A aula seguiu com a leitura do texto “O hotel mal-assombrado”, que resenhava a animação “Hotel Transilvânia” e a correção de uma atividade encima da interpretação desse mesmo texto. Infelizmente, a turma estava muito desfocada nesse momento. Após essa discussão, Edilene escreveu um exercício no quadro, a partir da leitura de “A história do raro meteorito guardado no Museu Nacional do Rio de Janeiro”, as questões abordavam os tipos de sujeito (simples, composto, oculto e indeterminado). O roteiro foi o mesmo no 9º ano “B”, assim como todos dessa turma também passaram acima da média no semestre, inclusive com nota 9!
Quinta-feira, 16/5/2019, nosso dia de intervir em sala de aula. Os alunos do 7º ano “B” chegaram agitados no auditório que reservamos para desenvolver uma dinâmica mais interessante. A ideia do projeto já estava pronta, faltava pôr em prática, ou seja, a turma precisaria escrever um cordel com a história de “O cão dos Baskerville”: era esse o desafio. Para ajudá-los, levamos um vídeo com a resenha do livro e apresentamos todos os personagens em slides, com muitas fotos ilustrativas. Enfim, separamos a turma em grupos e torcemos pelo início das produções, sempre disponibilizando nosso apoio. Mas como não deu tempo de todos concluírem, solicitamos a entrega dos textos com urgência na próxima aula. No 7º ano “A”, fomos surpreendidos com um leque de produções transmídias que tanto queríamos no PIBID! Os alunos transformaram a história de “O guia do mochileiro das galáxias” em jogos de memória, associação, tabuleiro, roleta, quizzes, quebra-cabeças e muito mais! Ficamos realmente muit...
Comentários
Postar um comentário