Blog criado com o objetivo de registrar as atividades relacionadas ao PIBID do curso de Letras com habilitação em Português da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Sob a óptica de Maria Clara de Lima Barros.
Infográfico
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
Hoje, 6/2/2019, nos reunimos
em pequenos grupos para a construção de um infográfico do diagnóstico
etnográfico da escola, com o objetivo de revisar o espaço onde trabalharemos
efetivamente este ano.
Nesta sexta (26/10/2018), ficamos em sala apenas no 9º ano “B” (ainda em decorrência dos Jogos Internos), alguns alunos leram as histórias produzidas na dinâmica que levamos na última semana, e mais uma vez: quanta genialidade! Cada dia em convivência com eles eu me surpreendo mais, sinto que os falte somente encorajamento, pois quando instigamos o escritor adormecido dentro de cada um, os resultados são incríveis! Depois da aula, ficamos na sala da coordenação conversando e lanchando com a professora Edilene, nossa orientadora.
O primeiro encontro com equipe do PIBID, após a finalização do processo seletivo aconteceu no dia 22/08/2018, no bloco da Faculdade de Letras da UFAL. Os coordenadores de área, Andréa e Luiz Fernando, que estarão conosco ao longo desses dezoito meses, introduziram informações sobre o trabalho que faremos na Escola Estadual Onélia Campelo através de três intermediadores: os professores Ricardo, Edilene e Socorro. Dessa forma, fomos divididos entre duas turmas matutinas e uma vespertina, com bastante compreensão e flexibilidade por parte dos coordenadores, visto que pudemos interferir nas escolhas com base em nossa disponibilidade, o que me permite sentir que faremos um belo trabalho em equipe! Fui alocada na turma da Professora Edilene as terças e sextas pela manhã, isso me deixou contente, pois fiquei junto aos meus colegas de sala. Também definimos nossos encontros semanais às quartas-feiras e acordamos que nossa próxima reunião contaria com a presença dos professores da es...
A terça-feira de aula do dia 25/09/2018 começou no 9º “A”. A professora Edilene relatou as notas dos alunos e com muita alegria, soubemos que nenhum ficou para recuperação em língua portuguesa! A aula seguiu com a leitura do texto “O hotel mal-assombrado”, que resenhava a animação “Hotel Transilvânia” e a correção de uma atividade encima da interpretação desse mesmo texto. Infelizmente, a turma estava muito desfocada nesse momento. Após essa discussão, Edilene escreveu um exercício no quadro, a partir da leitura de “A história do raro meteorito guardado no Museu Nacional do Rio de Janeiro”, as questões abordavam os tipos de sujeito (simples, composto, oculto e indeterminado). O roteiro foi o mesmo no 9º ano “B”, assim como todos dessa turma também passaram acima da média no semestre, inclusive com nota 9!
Comentários
Postar um comentário