Novidades e reflexões


A reunião desta quarta-feira (23/2/2019) elevou mais ainda minhas expectativas no PIBID! Discutimos os projetos (ainda em construção pelos coordenadores Andréa e Luiz) que iniciaremos na Onélia Campelo este ano, sempre com base nos dados colhidos e registrados no diagnóstico etnográfico. Queremos trazer para a sala de aula uma proposta de conteúdo didático em diferentes mídias e múltiplas linguagens, buscando transmitir as infinitas e mágicas possibilidades proporcionadas pela língua portuguesa. Vejo a importância de deixar no coração da escola e dos alunos que a arte pode acolher e representar a todos, e assim, sonho com o dia em que poderei transmitir o meu amor pela literatura como arte da palavra. Aqui, me ponho a pensar nessa minha relação tão íntima com ela, que somente foi impulsionada na escola. Me sinto feliz pela oportunidade e tentativa de instigar esse amor na vida dos novos alunos, através do “envolvimento e desenvolvimento” da/com a linguagem, como destacou o professor Luiz.

Dessa forma, buscaremos que os projetos incluam os interesses de todos, que sejam reavaliados e remodelados sempre que necessário, dando sempre novas chances de desemprenho para compor a avaliação e ajudar o professor no exercício de letramento. A produção das atividades pode assumir diferentes formas: jogos com imagens, caça-palavras, fotos, quebra-cabeças, remixes, fanfics, esquetes teatrais, jornais digitais, letras de música, paródias, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, narrativas digitais, desenhos, histórias em quadrinho, tirinhas, memes... A lista é infinita. Nossa tarefa para a semana é pensar nesses e em outros meios de trabalho, pretendo amadurecer uma ideia com poesia ou RAP. Em breve conto pra vocês!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado da escrita coletiva #2

Relatório da escola: 25/09/2018

Início das produções para o projeto de leitura