Novidades e reflexões
A reunião desta quarta-feira
(23/2/2019) elevou mais ainda minhas expectativas no PIBID! Discutimos os
projetos (ainda em construção pelos coordenadores Andréa e Luiz) que
iniciaremos na Onélia Campelo este ano, sempre com base nos dados colhidos e
registrados no diagnóstico etnográfico. Queremos trazer para a sala de aula uma
proposta de conteúdo didático em diferentes mídias e múltiplas linguagens, buscando
transmitir as infinitas e mágicas possibilidades proporcionadas pela língua
portuguesa. Vejo a importância de deixar no coração da escola e dos alunos que a
arte pode acolher e representar a todos, e assim, sonho com o dia em que
poderei transmitir o meu amor pela literatura como arte da palavra. Aqui, me
ponho a pensar nessa minha relação tão íntima com ela, que somente foi impulsionada
na escola. Me sinto feliz pela oportunidade e tentativa de instigar esse amor na
vida dos novos alunos, através do “envolvimento e desenvolvimento” da/com a
linguagem, como destacou o professor Luiz.
Dessa forma, buscaremos que
os projetos incluam os interesses de todos, que sejam reavaliados e remodelados
sempre que necessário, dando sempre novas chances de desemprenho para compor a
avaliação e ajudar o professor no exercício de letramento. A produção das
atividades pode assumir diferentes formas: jogos com imagens, caça-palavras,
fotos, quebra-cabeças, remixes, fanfics, esquetes teatrais, jornais digitais,
letras de música, paródias, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, narrativas
digitais, desenhos, histórias em quadrinho, tirinhas, memes... A lista é
infinita. Nossa tarefa para a semana é pensar nesses e em outros meios de trabalho,
pretendo amadurecer uma ideia com poesia ou RAP. Em breve conto pra vocês!
Comentários
Postar um comentário